#CocaCola #Cannes2018
Por muito tempo usada no Brasil como uma expressão de conotação homofóbica, “Essa Coca é Fanta” conseguiu se consagrar em Cannes como uma mensagem pró-diversidade. O case criado pela David São Paulo procurou mudar a imagem pejorativa da expressão ao colocar, de fato, Fanta em uma série de latas da Coca-Cola que foram distribuídas a um grupo de influenciadores, que traziam a frase “Essa Coca é Fanta. E daí?”.
A proposta agradou aos jurados de Cannes e conquistou quatro troféus nesta quinta-feira, 21. Em PR, a peça foi premiada com dois Leões de Ouro e um de Prata e na categoria Media, levou outro Ouro.
O case já vinha mostrado sua força ao conquistar, em maio, o Blue Wave, premiação máxima do Wave Festival in Rio. A ideia levou meses para ser materializada e foi alvo de diversos debates e ajustes entre a Coca-Cola e a agência para que a mensagem fosse transmitida de maneira correta. Para dois dos criativos que participaram da criação da campanha – Jean Zamprogno e Fernando Pelizzaro, conhecidos como Zampa e Zaro – o trabalho representa a situação em que a marca abraça o poder da ideia. “Para um anunciante tradicional como a Coca-Cola, acreditar em uma mensagem sobre diversidade e fazer uma grande mobilização para que o case acontecesse foi um grande exemplo de ousadia”, elogia Zampa. Assista ao videocase:
Prêmios:
Leões de PR
Em PR, o País levará para casa um total de 6 troféus, quatro a menos do que o total de prêmios obtidos na categoria no ano passado. Além dos dois ouros e uma prata conquistados pela David, a Y&R leva uma Prata pelo trabalho “Hemoji”, para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; um Bronze para a Lew’Lara\TBWA por “Nissan’s Follow the Ball”, para Nissan e outro Bronze para “My Name My Game”, da Africa para a Vivo.
Ficha Técnica:
Agência: DAVID São Paulo
CCO / Fundador: Anselmo Ramos
Diretor Gerente e COO Global: Paulo Fogaça
Diretor Gerente: Sylvia Panico
VP de criativos: Rafael Donato
Diretor criativo: Edgard Gianesi
Sr. Diretor de Arte: Jean Zamprogno
Sr. Copywriter: Fernando Pellizzaro
Chefe de Conta: Carolina Vieira
Diretor de conta associado: Stefane Rosa
Executivo de contas: Pedro Zetune e Gustavo Appendino
Chefe de Planejamento: Daniela Bombonatto
Gerente de Planejamento: Carolina Silva
Chefe de Produção Global: Veronica Beach
Chefe de produção: Fabiano Beraldo
Produtores: Renata Neumann, Fernanda Peixoto, Gabriela Boghosian, Julia Padovan
Produtor Gráfico: Samuel Silva
Mecânica: Victor Peccia, Shirley Magalhães
Cliente: Coca-Cola Company
Javier Rodriguez Merino, Adriana Knackfuss, Francesco Cibo, Marcelo Pascoa, Conrado Tourinho, Diego de Oliveira, Patricia Pieranti, Flávio Reghini, Carla Dart, Danilo Dualiby.
PRODUÇÃO
Companhia de produção: Landia
Direção: Veronica Von Hunefeld
Produtor executivo: Sebastian Hall / Carol Dantas
Produção: Alejandro Panzitta / Camilla Bastos
Coordenador de produção: Andre Mortara
Dop: Alexandre Ermel
Atendimento: Rafael Passos
Companhia de produção: O2
Produtora: O2 Filmes
Diretor de Cena: Bruno Ilogti
Diretor de Fotografia: Will Etchebehere
Edição: Bruno Ilogti
Agência: Mynd8
Diretora comercial: Fátima Pissarra
Gerente de Talentos: Mariana Campos
Companhia de Produção de Áudio: Jamute
Produtora de som: Jamute
Criação e produção de Trilha: James Pinto e Leck Gomes
Atendimento: Sabrina Geraissate