Tentando se descolar do estigma de que lojas de produtos domésticos enxergam a mulher por meio de estereótipos, a Magazine Luiza lançou em 2018 uma campanha publicitária desafiando um ditado popular.
Por muito tempo se falou por aí que “em briga de marido e mulher, não se mete a colher”. A Magazine Luiza acredita que se mete sim. Inclusive, para evidenciar esse problema, a loja convocou o envolvimento de toda a sociedade no combate à violência doméstica. A MagaLu vendeu em suas 860 lojas físicas e no site uma colher especial com os dizeres “em briga de marido e mulher, tem que se meter a colher, sim. Ligue 180 e denuncie.” Cada exemplar saiu por R$ 1,80.
Além da ação com foco no Dia Internacional da Mulher, a MagaLu lançou há oito meses uma iniciativa interna com o objetivo de reduzir casos de violência doméstica. As mais de 11 mil funcionárias da rede têm acesso a um sistema de denúncia, o Canal da Mulher.
Já em 2019 a MagaLu decidiu ir além: no aplicativo do Magazine Luiza, agora existe um botão de denúncia permanente, que qualquer mulher pode usar quando se sentir ameaçada.
Prêmio Mestres da Criatividade durante o Festival Mestres da criatividade – A imaginação que transforma o mundo (2018)
Ficha Técnica:
Agência: DAVID São Paulo
Cliente: Magazine Luiza
Managing Director: Sylvia Panico
VP de Criação: Rafael Donato
Diretor de Criação: Edgard Gianesi
Diretor de Arte: Thiago Ferreira
Redator: Lucas Silva
Head de Contas: Carolina Vieira
Diretora de Conta: Stefane Rosa
Executivo de Conta: Pedro Zetune
Produtor Gráfico: Samuel Silva
Arte finalista: Victor Peccia
Aprovação do cliente: Frederico Trajano, Ilca Sierra, Pedro Alvim, Diego Ferreira
Abordagem Transmidiática:
Utilizou o ditado popular: “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher” apresentando uma nova ideia, um novo conceito dentro do universo Magazine Luiza: “em briga de marido e mulher, tem que meter a colher, sim”. Realizou a venda da colher na loja física ou no site, impulsionando o uso da hashtag #eumetoacolhersim nas mais diversas mídias sociais: Twitter, Instagram, Facebook. Essa hashtag perdura em 2019, surge no aplicativo da Magazine Luiza um botão de disque denúncia e outro vídeo contando a história de uma vítima da violência doméstica.